• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Templo Espiritual de Umbanda, abrigo dos espíritos, residência da espiritualidade.

Queridos Irmãos e Filhos,

Faço uso deste texto tão apropriado e oportuno para acender a reflexão e o respeito que se deve ter por um Templo Espiritual e seu significado.

Nosso Templo não existe "ao acaso". Ele foi planejado e construído no plano astral bem antes de existir no plano físico. Portanto, a construção material não é apenas um amontoado de tijolos, telhas, cimento... Isso tudo aqui, está impregnado de matéria astral, de cor, de som e principalmente de energia resplandecentes, da qual vossos olhos físicos não conseguem comensurar a dimensão e beleza.

Cada objeto aqui dentro é sagrado, pois seu uso é exclusivo para os rituais que também são sagrados. Mesmo os restos que destinamos ao lixo, serviram para o "sagrado" e deles, antes que se descarregue na natureza, são retirados pelos responsáveis no mundo espiritual, toda matéria sutil que pode ser reaproveitada. Portanto meus filhos, ele merece, antes de rejeitado e despachado, ser reverenciado e agradecido por ter mos servido.

Que se dirá então do chão que nos suporta a matéria? Do teto que nos cobre, das paredes que nos defendem das intempéries? E muito mais, acaso tens ideia, meus filhos amados, da importância do "Congá"? Tens acaso, noção do "sagrado" que ele representa dentro do Templo?

Cada partícula que compõe a matéria de cada objeto dele está impregnada de energia consagrada pelas hostes que nos amparam, para que possam transmitir e ou transferir a todos que direcionam a ele apenas um olhar, algo muito além de um alento.

Por isso tudo meus filhos, eu solicito "respeito" por cada objeto do local. Lavem as mãos, serenem e limpem suas mentes antes de tocar nos objetos sagrados, pois algo de maior além do que seus olhos podem ver, ali está.

Não deturpem essa energia em nome de sua pressa maquinal ou porque sua turva visão ainda não consegue conceber o duplo etéreo de tudo isso. Muito menos porque não possui a beleza ou sofisticação a que estão acostumados a exibir nos objetos que tens em seus lares.

Sendo o Templo que nos acolhe um local sagrado, sagrada deve ser sua postura dentro dele. Adentrai a ele com a mente serena, com corpo limpo e com o coração em traje nupcial.

Lembrando que além do plano material, acima e além dele, em estado mais sutil, mais diáfano está a construção astral onde tudo acontece e a energia se transforma. Ali seres, cujo corpo é de energia, transitam e trabalham absorvendo o que vem do "alto" mas em grande grau de dependência da energia gerado em vosso ambiente físico.

Cada palavra, cada pensamento, cada atitude tem uma repercussão em maior ou menor grau no plano astral, que nos responsabiliza da mesma forma, pelo que possa resultar.

A alegria de servir à caridade não condiz com a irresponsabilidade de transformar o que é sagrado em ambiente desorganizado.

Que se mantenha o que é preparado muitas horas antes de nossa presença, pelo tempo que se fizer necessário mesmo depois que nos retiramos do ambiente. Que nossas mentes irrequietas e nossos corpos ansiosos possam se fazer dignos, não só de adentrar neste ambiente sagrado, mas, sobretudo, de mantê-lo adequado e digno do trabalho tão grandioso que aqui se faz.

Que Deus lhes traga Paz em nossos corações e Serenidade em nossas mentes.

Uso do texto por Sônia Moreno, Babá e Mentora do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde.

Autor: Não consta a autoria deste texto, autor desconhecido.