• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Mensagem da Espiritualidade Exu Meia Noite - Submissão - 27/03/2013

Tomando como exemplo para esta nossa conversa, este ano a quaresma foi de energia muito pesada, como há muito tempo não se via, e mesmo com toda a proteção da espiritualidade aos filhos desta Casa. Nós vimos à facilidade com que alguns abriam guarda para as influências de energias de negatividade, dando espaço para espíritos baixos e sofredores, assim como de pessoas de espíritos maldosos que de alguma forma fazem parte de suas vidas, ou passam rápida e sorrateiramente por ela por sentir a oportunidade de causar algum infortúnio, transtorno, constrangimento e desestabilidade emocional.

Muitas vezes com tamanha facilidade conseguem chegar a atingir suas mentes de maneira mais intensa, com maior ou menor efeito dependendo do grau de fragilidade e descrença a que se submetem permitindo a formação de sentimentos de derrota, angústia, desconfiança, vingança, depressão e desistência de vida.

O mundo está passando por uma fase em que pessoas e povos se encontram constrangidos pelo poder ditador e perverso de governantes inescrupulosos e indecentes, por pessoas gananciosas desprovidas de qualquer senso de justiça e humanidade, por sistemas políticos de interesses e vantagens de uma casta minoritária. São pessoas e povos que se sentem se colocam submissos a alguém ou a alguma necessidade até básica, e assim tornam-se espíritos infelizes ou sem vontade em continuar sua trajetória. Vocês só perdem quando se deixam submeter pelo sentimento de desanimo, derrota e impotência na reação.

Submissão, desde que não seja maliciosa e inerte, nem sempre significa covardia, mas sim humildade, prova de caráter, de reconhecimento do momento certo, no uso da inteligência, de uma consciência hierárquica onde o respeito pontue ambos os lados, quando ao final haverá sempre uma sensação de ganho, de valer a pena ter se submetido a uma situação, pois de qualquer maneira, você foi testado, avaliado e aprovado em sua tolerância e paciência diante das leis enunciadas pelos Mentores de luz.

Se submeter a sentimentos de pessimismo, derrota, prostração, indiferença, estagnação, desinteresse, tristeza e isolamento, que levam ao desequilíbrio espiritual e físico, muitas vezes são a saída para uma maioria, pois é muito mais fácil se colocar em posição de vítima submissa, a enfrentar um problema que na maioria das vezes foi criado por uma resistência ou uma falta de ação sua ao momento certo ou mesmo de forma inversa e positiva, não aceitar ou não se submeter a mudar seus padrões ou conceitos de vida criados por sua própria ignorância e inflexibilidade, dando sinal claro e típico de sentimentos de superioridade e arrogância.

As mudanças estão acontecendo, nas sociedades, nos povos de diferentes pontos do mundo, no conceito de política em países desenvolvidos e de forma mais gradual em países subdesenvolvidos, mas cujo povo vem ganhando consciência de seus direitos e deveres. Nas religiões, que para dar porta a mudança, a submissão a abdicação de um Papa, não é nada por acaso, são as influencias das camadas espirituais, para que a mente do ser humano, entenda e enfrente as dificuldades e provações no tempo certo, reagindo com a convicção do que querem, do que é bom para cada um e para a coletividade, não mais se submetendo a covardia e inércia sob o julgo das vibrações do medo, do terror e do sofrimento em vão, não mais deixando que este julgo se fixem e bloqueiem suas mentes.

São duas realidades existentes em um mesmo plano espiritual, e dependendo do foco das consciências, os seres humanos podem se submeter a escolherem o caminho do temor da descrença e derrota ou a evolução do espírito que transformará e criará uma nova  civilização formada pelos novos espíritos de visão mais avançada, que ocuparão este plano de forma muito mais desenvolvida no significado do objetivo espiritual e fortemente calçada pelas leis de igualdade, da harmonia, do equilíbrio e da paz sob o governo dos planos da mais alta luz. Serão oportunidades que surgirão para que o ser humano através de seus espíritos possam atingir degraus, mas elevados na ascensão espiritual, isso inclui a nós Exus que podemos permanecer a serviço do bem na camada onde estamos ou optarmos por atingir faixas mais acima, esta é uma escolha nossa sem submissão, dentro do nosso mais livre arbítrio, mas que é reconhecida por Oxalá que nos acolhe da mesma forma, pois sua prioridade esta em tudo que possa favorecer o bem e a paz harmoniosa dentro de cada um, entre os povos nos mundos e na espiritualidade.

Portanto o tempo é este, ele chegou e não há mais espaço para se acomodar e se submeter aos flagelos, a estagnação do deixar para depois, do esperar acontecer, a expansão de sua consciência e a mudança interna, assim você poderá fazer parte desta corrente que prenuncia uma nova Terra, ou partir para outros mundos, no paralelo de sua energia ou mesmo inferiores, que estão sendo preparados para receber aqueles que insistem em resistir a mudanças e se submetem a  indiferença e aos sentimentos  radicais por pura insolência e profunda ignorância.

O destino de cada um está gravado em suas próprias mentes e ao alcance de suas próprias mãos, levá-lo adiante é escolha única e exclusiva de cada um.

Mensagem proferida pela Entidade Chefe de Esquerda, Exu Meia Noite do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde em 27 de Março de 2013.