• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Orientações sobre o uso e o poder das ervas e banhos (29/04/2012)

No dia a dia estamos expostos a energias negativas atraídas tanto por nós mesmos, através de pensamentos e vibrações negativas, pessimismo, tristeza, captadas aleatoriamente ou de forma direta, enviadas por outras pessoas na forma de inveja, falsidade, mentira, corrupção, injustiça e desonestidade ou mesmo por passarmos ou frequentarmos ambientes carregados de impurezas e negatividade.

Estas correntes e fontes nos atingem e chegam a nos transformar, nos causando irritação, intolerância e desequilíbrio, nos afetando de todas as formas, no relacionamento em nossa casa, no trabalho e com nós mesmos. Raramente entendemos ou conseguimos explicar as razões, e por vezes somente nos damos conta destas influências quando já causamos algum mal ou infortúnio e, normalmente para as pessoas que amamos e que nos amam, podendo colocar em risco inclusive nossa vida pessoal, familiar e profissional. 

Para nos manter equilibrados é necessário filtrar e limpar estas influências e energias negativas. No universo e na natureza existem elementos, colocados a nossa disposição por um poder maior, que nos ajudam nesta troca, como a água, os minerais e os vegetais.

As plantas possuem forte poder sobre nossa aura, nosso corpo energético, por deterem grande energia vital. Na Umbanda, o conhecimento do uso das ervas é atribuído ao Orixá Oxossi, também associado às matas e à ciência. Existem diferentes formas, como rituais, defumação, chás e banhos, e outras finalidades para a utilização das ervas:

  • descarrego/ limpeza das energias negativas/ influência de obsessores;
  • defesa;
  • proteção;
  • revitalização/energização.

Os banhos podem ser preparados com ervas frescas ou secas (desidratadas). Deve-se jogá-las em água fervente e abafar por cerca de 5 minutos (não ferva as ervas na água). Se necessário, dilua este preparado em água fria. Geralmente e dentro da prática e orientação da Umbanda, os banhos devem ser feitos do pescoço para baixo, após o banho normal. Enquanto derramar a água pelo corpo, mantenha pensamentos positivos, otimistas. Ao terminar, enxugue o corpo levemente com uma toalha, tirando somente o excesso de líquido e descarte as ervas, de preferência em local com terra (vaso ou jardim).

A partir das próximas semanas divulgaremos aqui informações sobre as propriedades de algumas ervas utilizadas para o preparo de banhos. E vale lembrar, as ervas são naturais, mas podem fazer mal se usadas em dosagens excessivas ou de forma irresponsável (a mistura de algumas plantas pode causar efeitos colaterais graves e até intoxicação). Façam uso das ervas observando sempre a forma e a quantidade que lhe foi recomendada.

Médiuns colaboradores e orientadores, Beatriz Maroni e Marcelo Teles em, 29/04/2012