• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Normas: Definições Gerais

OBJETIVO

Padronizar as atitudes, responsabilidades e condutas a serem seguidas por todos os Filhos de Santo e frequentadores dos trabalhos no Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, querem seja no Terreiro como no Santuário ou em outras atividades programadas sob o comando da Mãe de Santo.

 

MÃE DE SANTO (BABÁ) OU MENTORA EM TERRA

A Mentora Espiritual (Mãe de Santo ou Babá) é a responsável pela condução da casa, por todos os seus rituais e atividades. Ela é aquela que cumpre as determinações das Entidades de Comando do Templo, nos passa as orientações espirituais devidas dentro da doutrina. Possui a firmeza, discernimento, sabedoria e força que foram cunhados em seu espírito, como parte de sua missão e evolução para formação de novos seguidores e divulgadores da Umbanda, com a renovação constante de seus valores máximos que são o amor, a caridade e a paz..

PAI PEQUENO

Médium de apoio a Mentora Espiritual (Mãe de Santo/Babá) que auxilia diretamente nas atividades e/ou trabalhos espirituais que são realizados na casa, dividindo suas responsabilidades com os ponteiros e médiuns de apoio..

 

OGÃS

Médiuns preparados e designados para a abertura dos Trabalhos, que através do toque dos atabaques e das vozes (Curimba) fazem a evocação dos Orixás, Entidades, saudações à Babá e na condução de todos os rituais realizados no Templo. São de sua responsabilidade os cuidados e a preservação de seus instrumentos. O Ogã tem que ser bem preparado e Coroado como Ogã para exercer tal função em um Terreiro, pois além de serem médiuns intuitivos, são Sacerdotes natos, aqueles que nascem com a função de falar por um Orixá ou Entidade através de seus toques e vozes. A curimba é um ponto irradiador de energia dentro do Terreiro, potencializando ainda mais as vibrações dos Orixás e Entidades, ajudando os médiuns tanto na hora das incorporações, desincorporações e da firmeza de um trabalho. Devem estar sempre alinhados com a Mentora Espiritual e suas designações.

 

MÉDIUNS DE CONSULTA

São Filhos de Santo que tem a sensibilidade de estabelecer a comunicação do mundo material com o espiritual, desenvolvendo a sensibilidade de incorporação. Esta sensibilidade vai se aprimorando com a prática e se torna mais intensa, portanto deve ser bem dirigida, orientada e aceita com compromisso e seriedade. Deve estar voltada ao bem da Humanidade e estar a serviço da evolução e crescimento do espírito, pois foi assumida antes do encarne na matéria.

MÉDIUNS DE APOIO

Médiuns de grande importância que são orientados a prestar auxílio aos trabalhos da Casa como um todo: oração, descarrego, administração, organização e orientação quanto as normas da Casa. Portanto devem ter conhecimento profundo de todas as normas vigentes.

 

MÉDIUNS DE DESCARREGO

São responsáveis pelo trabalho de limpeza espiritual das pessoas que estão negativadas, possuídas por sentimentos de depressão, angustias, medos que os deixam vibratoriamente vulneráveis a interferências de obsessores ou mesmo de suas próprias vaidades e desequilíbrios.

É realizado através de uma limpeza com velas de esquerda (pretas e vermelhas) onde as negatividades e espíritos obsessores serão encaminhados para o Comando de Esquerda para doutrinação e evolução. Após esta limpeza, haverá uma energização através de velas de Direita, para firmar as energias positivas.

 

MÉDIUNS DA LINHA MÉDICA

São médiuns que possuem a sensibilidade fluídica com a linha Médica Espiritual, Orixás e Entidades afinadas nessa vibração (Linhas Africana, Hindus e Orientais), Estes espíritos curadores são de altos graus evolutivos. Trabalham por intermédio de influências espirituais que visam à energização dos Chacras, levando ao equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual daqueles que necessitam de ajuda. Esse trabalho energético visa desenvolver nas pessoas a compreensão e aceitação de seus males, a aprendizagem do espírito para sua evolução e possível cura. 

 

CAMBONE

São médiuns em desenvolvimento espiritual que auxiliam os médiuns de consulta atendendo as solicitações e necessidades das Entidades, auxiliando no processo de incorporação e desincorporação e no atendimento aos consulentes.

São parte integrante de todo o trabalho espiritual, pois os Guias Espirituais se utilizam deles aproveitando suas energias e vibrações principalmente durante o atendimento aos consulentes. . O cambone precisa ter conhecimento de todo o ritual e procedimentos nos atendimentos e de todas as Entidades do médium que ele assiste, precisando de toda atenção, ética ao ouvir as consultas e zelo em acompanhar o consulente em todas as suas necessidades, sabendo ajudá-lo a fim de que não paire nenhuma dúvida ou incerteza quanto às orientações das Entidades.

ASSISTÊNCIA / CONSULENTES

São frequentadores da casa, que visam o conhecimento da Umbanda, bem como amparo espiritual, orientação e evolução mediúnica. Para ser considerado um verdadeiro Umbandista é preciso seguir as Normas, acompanhar os rituais, respeitar e participar das mudanças e os novos caminhos que a Umbanda se propõe a realizar em busca do aprimoramento e evolução do ser humano.

 

TEMPLO

Espaço Espiritual onde se concentram energias e seres de Luz com a missão de desenvolver uma religião e buscar o conhecimento, aprendizado e evolução bem como a doutrinação dos espíritos encarnados e desencarnados. Divulga o conceito da Umbanda como religião séria e verdadeira para toda a humanidade, fazendo destacar o objetivo de tratar o espírito encarnado e desencarnado no seu aprimoramento, desenvolvimento de sua sensibilidade e crescimento evolutivo. Usando deste conceito este mundo será formado por pessoas melhores, conscientes e comprometidas com elas próprias e por consequência, comprometidas com o bem estar de seu próximo e do mundo na prática da fraternidade e da caridade.

Ao entrar no Templo assumir uma atitude de respeito, pedindo licença ao dono da casa, Caboclo Pena Verde, aos Orixás e Entidades de Luz de Direita e Esquerda. Reverenciar de maneira pessoal e respeitosa à porta da frente e o Cruzeiro das Almas. Ao subir as escadas e ao entrar e sair do Terreiro (onde são realizadas as consultas) reverenciar de maneira respeitosa a trunqueira.

O local físico onde se desenvolvem as atividades Espirituais se divide em:

· Área específica: que é o local ocupado somente pelos Filhos de Santo e assistência durante as consultas. Engloba: Sala de Descarrego, Sala de Oração, Terreiro, Casa da Esquerda e Casa do Omulu, estes dois últimos somente para uso exclusivo dos Filhos de Santo.

· Área comum: é área de livre circulação da assistência que engloba: áreas de espera de consulta superior e inferior, banheiros, lanchonete, secretaria e Cruzeiro.

· Secretaria: Local das atividades administrativas, tais como: distribuição de fichas, venda de velas, confecção de carteirinhas e pagamento de mensalidade, sendo seu acesso restrito aos médiuns que ali trabalham.


CONGÁ

É um espaço sagrado, de onde emana toda a força da espiritualidade. Funciona como um portal que emana e irradia energias positivas facilitando o contato com esferas espirituais. É do Congá que vem toda força e energia do Plano Espiritual que passa inicialmente pela Mãe de Santo e corre para a corrente e para os assistidos. É responsável pela limpeza, sustentação e reposição de vigor espiritual a todos que frequentam e trabalham no Templo. No Congá além das Imagens de Orixás e Entidades ficam os elementos que são usados para consagração e uso nos rituais que funcionam como condensadores e transmissores de energia. É o ponto de referência para todos os frequentadores do Templo que focam seus pensamentos, pedidos e agradecimentos em direção a ele.

COROAÇÃO E FILHOS DE SANTO

Coroar é o ato que estabelece o vínculo entre o Filho de Santo (integrante uniformizado que trabalha na Corrente) com o Templo e a Mãe de Santo. A coroação é feita pela Mentora Espiritual incorporada com a Cabocla Jurema, através do cruzamento de fitas das cores da casa (cor verde, Oxossi-Pena Verde) e Pai e Mãe de Cabeça do Filho a ser coroado. Será realizada após sete (07) meses de frequência dentro da corrente. Se o filho se desligar da corrente as fitas devem ser devolvidas nas mãos da cabocla Jurema, que encerrará seu vinculo com a casa.


FIRMEZA

Estabelece a ligação e sintonia com a energia espiritual emanada pelo Terreiro entre os Orixás, Entidades de Trabalho e Filhos de Santo através das oferendas representadas pelas velas, comidas, bebidas e demais apetrechos. É através desta oferenda que se cria e fortalece o vínculo entre todos os elementos da prática Espiritual de Direita e de Esquerda, visando o fortalecimento da mediunidade dos Filhos de Santo, e a contribuição da mesma em seu vigor físico e mental, permitindo sua plena atuação nas atividades do Terreiro. Deverá ser realizado a cada três (03) anos para Mentora Espiritual e Pai Pequeno e os demais Filhos de Santo a cada cinco (5) anos. Poderão ocorrer situações especiais onde o tempo será diferente do aqui estabelecido.


TRONQUEIRAS

São a entrada e saída do Terreiro (espaço onde ocorrem as consultas). Local de grande vibração de forças, que funcionam como um para raios para as vibrações e energias negativas. Deve ser reverenciado ao se entrar e sair, pedindo licença a Ogum (seu guardião) ou aos Chefes, Mentores e Guias da casa. É guardado por dois médiuns previamente escolhidos para esta função, que deverão estar equilibrados, concentrados e identificados com a mesma vibração que emana deste local.

 

CORRENTE

A corrente de Médiuns fica ao redor do Terreiro tendo como cabeça nossa Mãe de Santo, exatamente em frente ao Congá, distribuindo a energia que flui do mesmo de forma igualitária, mantendo todos os trabalhos espirituais em equilíbrio.

Na corrente mediúnica de trabalho temos pontos de força que são locais onde a vibração e segurança devem estar sempre fortalecidas, com seus médiuns concentrados e atentos, pois há de se resguardar a coesão para evitar possíveis ataques do baixo astral. Por isso é pré requisito a preparação de todos os médiuns, principalmente os que ficam nas ponteiras, nas tronqueiras e nos pontos centrais, pois estes têm uma responsabilidade que lhes foi conferida pela Mentora Espiritual (Mãe de Santo) por serem pontos de equilíbrio e força para os demais.

Sua preparação deve ser com banhos de defesa, defumação de suas casas e firmeza de velas, mas principalmente com atitudes e pensamentos de alta vibração e amor que servirão de base para o envolvimento com os espíritos de luz que compõem a corrente não somente durante a Gira, mas principalmente no dia-a-dia.

 

CRUZEIRO

Local consagrado e restrito a oração e acendimento de velas dos Trabalhos e Firmezas de Direita.

Antes de cada trabalho espiritual fazemos uma firmeza para casa, onde são acesas velas para todos os Orixás e Entidades do dia, preparando-a para as suas funções de defesa, proteção, cura, abrigo, sustentação e auxílio.

Ao firmar sua vela no cruzeiro das Almas agradeça e faça seus pedidos com fé e entrega de sentimentos puros e sinceros para que isso seja levado ao plano espiritual e consagrado pelas Entidades e Orixás da melhor forma possível.

 

DEFUMAÇÃO

Defumar significa “queimar sobre brasas partes de plantas, como folhas, raízes e caules, ervas e resinas” para limpeza dos ambientes. É um potente condensador de energias que ao serem queimadas vão liberar cargas energéticas que desagregarão dos ambientes as vibrações e cargas negativas que são produzidas muitas vezes por nossos próprios pensamentos negativos.

A defumação dissipa a densidade do ambiente, rompendo os possíveis bloqueios existentes tornando-o limpo, leve, puro, propício para a realização dos trabalhos espirituais de toda natureza.

É a prática no ritual de limpeza do ambiente e dos integrantes da Gira, sejam os Filhos de Santo, bem como toda a assistência, preparando para o inicio dos trabalhos Espirituais. A defumação inicia-se pelo local de maior firmeza da Casa (Congá), estendendo-se até o portão de entrada do Templo.

 

PAI E MÃE DE CABEÇA

O Pai e Mãe de Cabeça são as energias que influenciarão nossas vidas através do desenvolvimento das qualidades que precisamos trabalhar para nosso aprimoramento como espíritos mais evoluídos.

Nossa personalidade espiritual esta diretamente associada e ajuda a definir dentre os Orixás os nossos mentores e protetores, ou seja, que se tornam nossos Pais e Mães de cabeça, pois como cada Orixá tem uma personalidade própria e bem definida, são escolhidos aqueles cuja afinidade e sintonia se identifica mais conosco. São como nosso Padrinho e Madrinha espirituais a nos guiar, proteger e abençoar.

DESCARREGO

O Descarrego é o trabalho realizado pelas Entidades de Esquerda (Exu e Pomba Gira), ou mesmo aliados com Entidades de Direita com forte afinidade e laços com a Esquerda. O objetivo desta pratica estende-se desde a libertação das pessoas de Espíritos sofredores e atormentadores, desprovidos de qualquer luz e que ocupam as mais baixas castas do mundo negro, que as acompanham, até a limpeza de maus fluidos que estão exercendo algum tipo de interferência em suas vidas.

ORIXÁS

Os Orixás são as vibrações, as emanações, as energias de Deus, que atuam em campos de força específicos. Podemos chamar de tronos divinos, pois cada um representa uma irradiação divina. São as manifestações da vontade divina; os sentidos da vida ( Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração). Essas forças nos guiam em todos os momentos de nossa vida, essa regência e influência natural estão ao nosso lado para que busquemos através delas o que há de melhor para nossas vidas e nossa evolução como espíritos.

Emanações de grande sabedoria, conhecedores da lógica e sensibilidade do ser humano, que dá força e equilíbrio a relação entre o mundo espiritual e o mundo material. Representação dos elementos vitais da Natureza em comunhão com a vida. Orientadores das Entidades que se manifestam e se relacionam com o mundo material através da incorporação.

ENTIDADES

Espíritos de luz com grau evolutivo muito superior ao do ser humano. Tem como missão a divulgação do Bem, da Caridade e amor ao próximo para melhoria e evolução dos seres que habitam este mundo. Portadores e mensageiros da energia e vibração dos Orixás em suas diferentes linhas de atuação junto às forças da Natureza. Detentores de conhecimento profundo das necessidades humanas, sentimentos, dores e pratica da incorporação.

Temos em nossa casa Entidades nas seguintes linhas de trabalho:

Direita: Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Baianos, Boiadeiros, Marinheiros e Linha de Cura.

Esquerda: Exus, Pomba Giras e Exus Mirins.