• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Responsabilidades na relação das Entidades e Médiuns com o Templo e a Mãe de Santo

Todas as Entidades e Médiuns devem ter como entendimento o respeito pelo Templo e em relação à Mãe de Santo. As Entidades dos Filhos de Santo que se manifestam na corrente seja ela de Médium de consulta ou não, devem se apresentar a Mãe de Santo, identificando-se com o nome, linha de trabalho, forma com a qual se manifesta e sendo Médium de consulta, firmar seu respectivo ponto, caso já o tenha.

Em se tratando de uma nova Entidade e principalmente se esta venha iniciar trabalho na corrente ou mesmo somente fazer sua passagem, deverá imediatamente acompanhado do Cambone ou Médium que a estiver desenvolvendo, apresentar-se a Mãe de Santo ou a aquele a quem ela indicar que posteriormente irá informá-la.

Este procedimento se faz necessário para que se tenha tanto quanto possível, controle e conhecimento de todos que espiritualmente compõe ou tenham intenção de fazer parte do Terreiro. A permanência destas Entidades no Templo deverá ser previamente aprovada pelas Entidades chefes, quando serão informadas das normas que regem a manifestação e as atividades das Entidades dentro da Casa. Deverão cumprir com um período mínimo de presença nos trabalhos para que possam receber alguma incumbência, deverão cumprir com todas as etapas estabelecidas pela Casa atuando em trabalhos de Direita ou Esquerda. Somente depois desta presença bem consolidada e já bem integrada na corrente, cumprindo com todas as etapas de formação e firmeza que o Templo exige, as Entidades eleitas a dar consulta deverão firmar seus pontos.

Assim como orientação passada aos Médiuns, também as Entidades deverão acatar as regras da Casa e não se manifestarem fora dela e/ou principalmente realizarem qualquer trabalho seja ele em que linha for Direita ou Esquerda. Caso haja uma extrema necessidade da realização de algum trabalho extra Templo, tais como limpeza de ambiente ou cura, identificada ou recomendada durante as consultas, esta deverá ser levada pelo Cambone ou pela própria Entidade ao conhecimento da Entidade Chefe do dia para que seja autorizada, ou receba qualquer outra orientação.

Todo os trabalhos aprovados pelas Entidades Chefes deverão antes de sua realização atender as regras de firmeza de Direita e Esquerda dentro da Casa com o nome dos Filhos de Santo que participarão dos trabalhos e ao termino dos trabalhos em suas casas fazerem banho de defesa. Estes Médiuns deverão também na primeira Gira posterior aos trabalhos realizarem um descarrego. Da mesma forma se houver necessidade de trabalhos com vela dentro do Terreiro durante as Giras, a Entidade Chefe deverá ser informada pelo Cambone ou pela própria Entidade para autorizar tais procedimentos.

As guias e vestimentas devem ser solicitadas aos Médiuns rigorosamente de acordo com os padrões da Casa. Devem atender da mesma forma uma conduta de manifestação, adequada e respeitosa, sem maneiras insinuantes ou que causem má impressão.

As Entidades têm por obrigação orientar seus consulentes, seus auxiliares Cambones e principalmente os Médiuns em desenvolvimento para que tanto Médium como Entidades tenham conduta e disciplina condizentes com as regras da Casa, bem como orientá-los quanto a Doutrina.