• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

O propósito da Firmeza do Templo, Mãe de Santo e Filhos de Santo

A firmeza de um Templo, Mãe de Santo e seus Filhos de Santo são de extrema e fundamental importância para o equilíbrio e proteção dos mesmos e dos trabalhos no Terreiro, preservando a força e energia da Corrente. Através da oferta de luz representada pelas velas, a Mãe de Santo faz sua oferenda aos Orixás e Entidades para que os mesmos atinjam cada vez mais a elevação e o progresso espiritual, trazendo para o Templo este mesmo efeito na mesma intensidade, bem como para todos seus Filhos, para que possam ter proteção e orientação nos trabalhos que irão se iniciar no Terreiro, bem como toda energia e fluidos emanados por Eles de forma a que estejam amparados e concentrados em suas atividades na Corrente.

Esta corrente por sua vez precisa estar unida, harmoniosa, equilibrada e munida de força de combate para repelir todo e qualquer mal de ordem material e espiritual que possa interferir no andamento dos trabalhos. Da mesma forma esta corrente deve estar suficientemente energizada e firme no propósito de orientar seus freqüentadores sejam eles encarnados ou desencarnados que necessitem de doutrina e luz para o encaminhamento e alivio de seus sofrimentos.

O Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, dentre seus rituais tem como prática estabelecer a firmeza da Casa, da Mãe de Santo, Pai Pequeno e todos os Filhos de Santo, antecedendo todo e qualquer trabalho Espiritual. Este Templo possui locais previamente definidos e assentados pelo Comando e Chefia Espiritual, responsáveis pelo mesmo, de forma a receber as firmezas de Direita e Esquerda.

A Firmeza de Direita da Casa consiste somente do posicionamento de velas em espaço reservado a este fim, na mesa superior, logo à frente do Congá do Cruzeiro das Almas, atendendo a uma sequência de cores dos Orixás de Comando e Chefia do Templo iniciando como primeira ao fundo a vela branca de Oxalá e logo a sua frente às velas dos Orixás de Comando, Chefia, todos os demais Orixás e linhas de Entidades que atuam no Terreiro. À direita da firmeza da Casa são posicionadas as velas da Mãe de Santo e do Pai Pequeno, seguindo a mesma sequência da Casa sempre se iniciando ao fundo com a vela de Oxalá.

A Casa possui espaços reservados somente para as Entidades de Comando e Chefia de Esquerda, onde também são realizadas as firmezas da Casa, Mãe de Santo e Pai Pequeno. A firmeza de Esquerda da Casa consiste do posicionamento de velas pretas em frente às imagens dos Exus e vermelhas das Pombas Giras, além de uma preta-vermelha de sete dias para o Comando de Esquerda. São feitas também como parte da firmeza da Casa oferendas especificas para a linha de Esquerda. Neste mesmo local são feitas as firmezas da Mãe de Santo e Pai Pequeno que consistem somente do posicionamento de velas preto-vermelhas de sete dias, quando da mesma forma é evocado o pedido de proteção, orientação e equilíbrio aos trabalhos.

Além dos assentamentos de Direita e Esquerda, este Templo tem o privilégio de possuir também um assentamento especifico para a linha de Cura simbolizada pelos Orixás Omulú e Obaluaê, cuja firmeza é feita utilizando-se de três velas pequenas nas cores branca, preta e vermelha para firmeza da Casa, além da oferenda de pipocas que representam a limpeza, saúde, fartura e prosperidade, utilizada por esta linha na realização de seus trabalhos. A Mãe de Santo oferece para sua firmeza e dos Filhos de Santo, três velas de sete dias nas mesmas cores.

Os Filhos de Santo devem da mesma forma postar suas velas de firmeza imediatamente ao lado do local reservado a Casa atendendo ao item 4.1 das Normas Gerais dos Filhos de Santo.

O objetivo desta orientação é ressaltar a importância da firmeza que deve iniciar-se em sua casa com a defumação e o banho de ervas antes de dirigir-se ao Terreiro, onde atenderá ao procedimento descrito acima. Cada Filho estará dando ao Templo, ao seu Comando Espiritual e em Terra a resposta que precisam para a continuidade desta missão vinda de Médiuns firmes, responsáveis e comprometidos o que assegura a solidez de uma corrente Mediúnica séria e voltada ao compromisso com a Espiritualidade sob comando de Oxalá na prática da verdadeira caridade.