• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Orientações sobre os objetivos da Limpeza e Firmeza de Esquerda e Direita ao final do ano

O Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde realiza ao final do ano, por orientação dos Orixás e Entidades de Comando da Casa o ritual de limpeza e firmeza de Esquerda para todos os Filhos de Santo na sexta-feira que antecede a firmeza de Direita, durante a Gira de Oxalá no Templo e finalizando o ano com a entrega para Oxalá no Santuário, também restrita aos Filhos de Santo.

Este ritual é uma prática do Templo Caboclo Pena Verde e tem como objetivo maior a limpeza e firmeza dos Filhos de Santo preparando-os para o encerramento das atividades da Casa e para o período em que a mesma deverá permanecer fechada. Porém seu maior efeito é preservar a força da corrente Mediúnica e Espiritual que atua ao longo do ano em sua relação com o Templo, seus Orixás, Entidades de Comando e Chefia e com a Mãe de Santo, assegurando que esta corrente retorne com a mesma vibração, firmeza e sintonia para o reinício das atividades, sempre fortalecidos de forma a proporcionar a mesma qualidade, energia forte, limpa e positiva do próprio Médium, bem como no atendimento aos consulentes e obrigações exigidas pela Casa.

Dada a importância e significância desta limpeza e firmeza de Esquerda e Direita, para o Templo e principalmente para os Médiuns, as mesmas são realizadas pelos seus maiores Comandantes, sendo do lado da Esquerda o Exu e Pomba Gira Chefes da Casa e regentes dos Trabalhos, Meia Noite, Diana e Maria de Holanda, diretamente assistido pelo Exu e Pomba Gira de Comando da Casa, Sete Encruzilhadas e Jandira, além da assessoria feita por toda corrente de Esquerda atuante nos trabalhos do Terreiro.

A firmeza de Esquerda constitui-se do descarrego de cada um dos Filhos de Santo, feito por grupos de Exus e Pomba Giras de Médiuns previamente indicados pela Mãe de Santo para este trabalho, alternando-se à medida que cada um tenha que fazer a limpeza e firmeza. Após o descarrego os Médiuns se dirigem a Entidade de Chefia de Esquerda da Casa que fará a Firmeza dos mesmos, lavando os pés dos Médiuns homens com cachaça e dos Médiuns Mulheres com chanpangne, em seguida é feito o ponto de Exu e Pomba Gira em cada um dos Médiuns seja ele homem ou mulher sem distinção, de forma a garantir a aliança e o equilíbrio entre as duas sensibilidades, masculinos e femininos, pois ambas atuam em paralelo e com a mesma intensidade de força e energia tão necessárias a uma corrente forte e coesa.

Este ritual propõe-se da mesma forma a dar ao Médium o equilíbrio necessário para a condução de sua vida em seus vários aspectos, tais como paz, harmonia, relacionamentos seja de ordem afetiva ou mesmo familiar, social e profissional. Dará ao Médium estabilidade e equilíbrio Espiritual. A existência das sensibilidades masculina e feminina traz com elas o vínculo que deverá unir estes dois lados, tirando deles seus melhores efeitos em benefício do ser humano e do próprio Espírito. Traz também o fortalecimento das Entidades de Esquerda que atuam através destes Médiuns, permitindo a elas maior capacidade de combate e proteção contra todos os males, demandas e demais influências negativas que possam atingi-lo ou a venham a causar alguma interferência ou dificuldade na realização de seus objetivos e metas neste plano, sejam eles de ordem material ou Espiritual.

Feita a Firmeza de Esquerda, o Médium já estará propício e preparando para a Firmeza de Direita. Ainda em razão desta importância, esta é propositalmente feita na Gira de Oxalá, o maior dos Orixás que com toda vibração e intensidade de sua luz e energia proverá ao Médium o escudo protetor e o canal mais puro com a espiritualidade, fazendo com que a relação com suas Entidades, com o Templo e com sua missão seja a mais refinada e estreita possível. Permitirá também ao Médium a abertura de seus caminhos em direção a seu íntimo se fazendo capaz de reverter e corrigir suas falhas e fraquezas, o que o tornará livre de seus bloqueios, trazendo maior objetividade na vida, força de luta e perseverança, fortalecendo em sua vontade de vencer, em suas expectativas de mudanças e na esperança do algo novo, próspero e promissor que poderá se iniciar em sua vida no propósito material e principalmente espiritual, tornando realidade um novo e almejado ciclo de sucesso e êxito em todas as suas aspirações.

Devemos salientar que o Templo Caboclo Pena Verde tem como propósito, além do procedimento de Firmeza descrito acima, dar as orientações e ensinamentos, passados a cada Gira, que levam ao desenvolvimento e evolução do Médium, através de seu Espírito e de suas próprias Entidades, fechando assim o Ciclo de aprendizado e de crescimento paralelo de Médium e Entidade o que assegura um perfeito sincronismo entre ambos, com sua missão, com o comprometimento e respeito ao Templo e a sua mentora em terra, Mãe de Santo.