• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Histórico

Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, iniciou-se mesmo antes de receber seu nome. Embrião por força de um encaminhamento espiritual já estabelecido em vidas anteriores como missão para sua fundadora Anna D’Orto e sua filha carnal Sonia Aparecida Ruotolo.

Motivada por razões familiares desde o nascimento de sua primogênita, em função da forte sensibilidade mediúnica manifestada por ela, na visão e comunicação com Espíritos e Entidades que já as acompanhavam no direcionamento para iniciação na missão pré-determinada por Oxalá através dos Orixás e Mentores Espirituais.

Este entendimento não era de forma nenhuma claro para Anna D’Orto, trazendo-lhe grandes preocupações e incômodos, o que a fez buscar esclarecimentos para tais manifestações em diversas religiões até que encontrou em um Centro Espírita de Umbanda as respostas e orientações para seus questionamentos.

Anna D’Orto foi orientada a freqüentar e desenvolver sua própria mediunidade, o que a fez relutante por muito tempo, tentando fugir a esta missão como fez em vidas anteriores. Porém quando se convenceu, muito mais, movida pelo sentimento materno, visto que esta poderia ser a única forma de propiciar uma melhora para sua filha e equilíbrio para a família, optou por atender ao chamado da Espiritualidade.

Desta forma foi plantada em 1961, a semente que tornou-se o Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde. Ao início de seu desenvolvimento, Anna D’Orto passou por diferentes Centros Espirituais de Umbanda, sempre advertida de que teria que iniciar-se como Mãe de Santo e criar seu próprio Terreiro, tendo como sua sucessora sua primogênita. Anna passou também por momentos de extremas dificuldades de diferentes formas ao longo de sua vida, foi esposa e Mãe devotada de duas filhas, Sonia Aparecida Ruotolo e Rosana Rita Ruotolo, e apesar de todo sacrifício que lhe foi imposto, manteve-se firme e leal ao propósito Espiritual que lhe foi dado.

Ao se desligar do último Centro de Umbanda no qual trabalhou como médium de consulta, Anna D’Orto, filha Espiritual de Oxossi e Iansã, finalmente incorporou sua missão sendo formada Mãe de Santo, por seu Pai de Santo, Pai  Antonio (da Cidade de Cotia), que a orientou no assentamento e firmezas para iniciação de um Templo Espírita de Umbanda, nascendo assim oficialmente em sede alugada no Bairro do Ipiranga, no ano de 1972 o Templo que levaria o nome de sua Entidade e Mentor Espiritual, Caboclo Pena Verde de Oxossi, no comando da Direita, alicerçado pelo sua Entidade Exu, Sete Encruzilhadas no Comando da Esquerda.

Anna D’Orto fez sua passagem para o plano espiritual em 31 de Outubro de 2004, e como anunciado por diversas vezes sua primogênita, Sonia Aparecida Ruotolo Moreno, filha Espiritual de Ogum e Iansã, assumiu a continuidade de sua missão e dela própria no plano terrestre, para a qual foi preparada ao longo desta vida e em vidas anteriores.

Sonia Aparecida Ruotolo Moreno, tornou-se, a Mãe de Santo, no comando do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, tendo como Mentores Espirituais, Cabocla Jurema de Oxossi, Entidade Chefe na condução dos trabalhos de Direita, Caboclo Pena Verde como Mentor e Comandante Espiritual, sempre respaldados pelo Exu, Sete Encruzilhadas,  Mentor, Orientador e Comandante da Esquerda e pelo Exu, Meia Noite, Entidade chefe na condução dos trabalhos de Esquerda do Templo.

Anna D’Orto atua no planto Espiritual como Mentora da Mãe de Santo na condução das orientações, disciplina e normas do Templo.

Atualmente o Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, possui sede própria, situada à Rua Manuel Girão, 30 no Bairro Jardim Maristela – Ipiranga.  Recebendo em suas sessões às Quartas-feiras, cerca de 300 consulentes atendidos por 70 Médiuns Filhos de Santo.