• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Rituais de abertura e orações

As Giras semanais realizadas às Quartas-feiras, no Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, inicia-se a firmeza dos pontos de segurança da Casa e limpeza do ambiente e propagação da energia espiritual que atuará nos trabalhos, é realizada a defumação de todos os presentes e dos pontos de firmeza do terreiro. 

Os trabalhos se iniciam com uma preleção que aborda diferentes temas voltados a Espiritualidade, proferida pelos Médiuns da Corrente em seguida é feita a oração da Assistência por um dos assistidos que se propõe a fazê-la e na continuidade é feita a Oração de inicio dos trabalhos por um dos Médiuns da Casa, após o que, os Médiuns se colocam em formação de acordo com suas posições na Corrente, e fazem a saudação a Mãe de Santo (Baba Sonia), iniciando-se assim os trabalhos na evocação dos Orixás e Entidades, fazendo a saudação à Esquerda (Exu e Pomba-Gira) e na continuidade a todos os Orixás e Entidades cultuadas pelo Templo.

Em seguida são feitas as orações de agradecimento e louvor a Oxalá e aos Orixás de Comando do Templo, consolidando as forças Espirituais na evocação do auxilio aos necessitados e fortalecimento dos Filhos de Santo.

Após todo o procedimento de entrada, é feita a reverência de cada Filho de Santo aos Orixás e a Corrente, batendo cabeça na postura de respeito, humildade e obediência a frente da Mãe de Santo, autoridade máxima e vínculo maior em terra com o plano Espiritual. Desde  o início das atividades da Gira é feito o chamamento a cada uma das práticas pelos Ogãs, através do cântico e batida dos atabaques que dão ritmo e vibração ao ritual evocando os Orixás e assentando as Entidades de trabalho para o exercício de suas obrigações no Terreiro, usando da incorporação dos Médiuns.

Os cânticos são realçados pela voz em maior intensidade dos Médiuns que se junta aos Ogãs, na condução dos pontos cantados. A manifestação das Entidades acontece em um primeiro momento, pela incorporação da Mãe de Santo, trazendo à terra as Entidades do dia, de Chefia do Templo, para composição das Entidades de trabalho na Corrente, estas somente se manifestarão após a chegada da Entidade Chefe,  incorporada pela Mãe de Santo e depois de proferida sua mensagem, quando é feita a chamada pelos Ogãs para início dos trabalhos através da incorporação dos Médiuns que formam a Corrente.

Terminadas as incorporações dá-se andamento ao atendimento aos consulentes, trabalhos de descarrego e oração.  Ao final de todas as consultas e trabalhos é feito o fechamento da Gira pela Mãe de Santo acompanhada dos Filhos de Santo presentes.  

Momento da atuação de maior vibração dos Orixás e Entidades ao longo do ano, que orienta as datas das Festas e Homenagens (entregas).

A figura acima retrata o momento de manifestação dos Orixás e Entidades cultuadas pelo Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde ao longo do ano. Este quadro orienta o calendário das entregas em homenagem aos Orixás e Entidades e principalmente mostra a intercalação de energias e luminosidade em dupla atuação, enriquecendo e fortalecendo este instante na maior contribuição da espiritualidade a humanidade.

 


Orações de Abertura dos Trabalhos:

 

ORAÇÃO DOS ASSISTIDOS PARA CONCENTRAÇÃO AO INÍCIO DOS TRABALHOS

Meu Pai Oxalá e todos os Orixás e Entidades deste Templo de Umbanda,

Obrigado por me conceder mais um dia de participação nos trabalhos Espirituais junto a estes meus irmãos, aos quais devo respeito e compreensão.

Foi por sua vontade e determinação que encontrei na Umbanda o caminho para minha evolução espiritual e a abertura dos caminhos para o alcance de minhas conquistas materiais.

Que a energia desta Casa, me liberte dos problemas e obstáculos trazidos de minha vida pessoal, me concentrando para absorver o máximo possível da luz emanada por todos os Orixás e Entidades deste Templo, resistindo às influências  externas e me guiando para o fortalecimento da fé.

Que minha concentração se detenha apenas a enxergar e ouvir os ensinamentos  e mensagens de apoio e esperança, permitindo-me sentir toda energia pura e intensa a minha volta, sem a interferência de sentimentos contrários e maléficos que possam prejudicar este momento, o meu desenvolvimento e a minha vida.

Que eu tenha clareza em enxergar minhas dificuldades, vícios e defeitos, e me refaça a ponto de, com paciência e tolerância, conseguir criar soluções para cumprir minha missão, me aproximando cada vez mais da verdade, justiça e da caridade.

Meu Pai Oxalá, me alimente com Tua graça, sabedoria e proteção, dai-me a força e a coragem, sustenta-me com seu amor, pois se é através desta Casa que aprenderei a semear neste plano os frutos de minha evolução espiritual, tenho certeza que colherei  ao Teu lado uma alma livre e em paz rumo a sua luz.

Que assim seja...

Esta Oração foi criada pela Babá e Mentora em terra, Sônia Moreno, no uso de seus atributos e dons Espirituais e na inspiração da Espiritualidade de Luz que a acompanha, para que seja feita ao inicio de todos os trabalhos/Giras no Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, por todos os Assistidos frequentadores.

 26 de Agosto de 2012

 

ORAÇÃO PARA CONCENTRAÇÃO DOS MÉDIUNS AO INÍCIO DOS TRABALHOS

Meu pai OXALÁ e todas as Entidades e Orixás deste Templo.

Obrigado por me conceder mais um dia de trabalho espiritual para poder servi-los e ao meu próximo.

A Ti Corrente dos...   (Falar a linha das Entidades que irão trabalhar no dia, tais como Caboclo ou Preto Velho ou Baiano ou Exu ou Linha Médica).

Entrego meu corpo como prova de doação e que possa ser digno de sua escolha e merecedor no cumprimento da missão que me destinastes.

Lembra-me sempre de agradecer por ser um servidor da espiritualidade e que este Templo, foi escolhido para mim por OXALÁ, para me desenvolver e me proteger.

Guarda-me das empolgações vindas das experiências mediúnicas, como prova de poder e de vaidade pessoal.

Conduza-me a falar em Teu nome, com verdade, seriedade e fé, resguardando a confidencialidade do que chega a meus ouvidos e do que sou capaz de ver.

Oriente minhas Entidades através dos Mentores de Luz, a conscientizar os assistidos ao verdadeiro crescimento espiritual, desenvolvendo a fé, caridade, fraternidade, paciência e perseverança.

Que minhas Entidades me dominem e se manifestem transmitindo e me trazendo a paz e a serenidade para uma boa incorporação, sem a interferência dos problemas e obstáculos trazidos de minha vida pessoal.

Agradeço a todas as Correntes e as Colônias de Direita e Esquerda que nos protegem neste Terreiro de Umbanda e que mais uma vez estejam de prontidão para abordar qualquer interferência, demanda, negatividade ou vingança, que possa vir a prejudicar a mim, a meus irmãos e aos nossos trabalhos.

Assim iniciaremos os Nossos trabalhos. Assim seja.

Esta Oração foi criada pela Babá e Mentora em terra, Sônia Moreno, no uso de seus atributos e dons Espirituais e na inspiração da Espiritualidade de Luz que a acompanha, para que seja feita ao inicio de todos os trabalhos/Giras no Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verdepelos Médiuns que compõe a Corrente do Templo.

 

Prece de Caritas:

Deus nosso Pai que sois todo poder e bondade;
Daí a força aquele que passa pela provação;
Daí a luz aquele que procura a verdade;
Ponde no coração do homem a compaixão e a caridade;
Deus, daí ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso;
Pai, daí ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, a criança o guia ao órfão o pai;
Senhor, que a vossa bondade se estenda sobre tudo o que criaste;
Piedade Senhor, para aqueles que não vos conhece;
Esperança para aqueles que sofrem;
Que a vossa bondade permita aos espíritos consoladores, derramarem por toda parte, a paz a esperança e a fé;
Deus, um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra;
Deixai-nos beber na fonte desta bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão;
Um só coração, um só pensamento subirá até vós como um grito de reconhecimento e de amor;
Como Moises sobre as montanhas nós vos esperamos com os braços abertos;
Oh poder, Oh bondade, Oh Beleza, Oh perfeição;
E queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia;
Deus, daí-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até vós;
Daí-nos a caridade pura;
Daí-nos a fé e a razão;
Daí-nos a simplicidade que fará das nossas almas, o espelho onde se possa refletir a vossa Santa e Divina Imagem.
Que assim seja; 

Oração de cada dia:

Senhor
Faze-me perceber que o trabalho do bem me aguarda em toda parte.
Não me consintas perder tempo, através de indagações inúteis.
Lembra-me por misericórdia, que estou no caminho da evolução, com os meus semelhantes, não para consertá-los e sim para atender a minha própria melhoria.
Induze-me a respeitar os direitos alheios afim de que os meus sejam preservados.
Daí-me a consciência do lugar que me compete, para que não esteja a exigir da vida aquilo que não me pertence.
Não me permitas sonhar com realizações incompatíveis com os meus recursos, entretanto por acréscimo de bondade, fortalece-me para a execução das pequeninas tarefas ao meu alcance.
Apaga-me os melindres pessoais, de modo que não me transforme em estorvo diante dos irmãos, aos quais devo convivência e cooperação.
Auxilia-me a reconhecer que cansaço e dificuldade não podem converter-me em pessoa intragável, mas mostra-me por piedade, quanto posso fazer nas boas obras usando paciência e coragem, acima de quaisquer provocações que atinjam a existência.
Concede-me força para irradiar a paz e o amor de nos ensinastes. 
Faça que através de minhas vibrações transmita as pessoas enfermas, minha energia e que através de minhas preces elas alcancem a cura. 
Guia os espíritos que já cumpriram sua missão neste plano e os receba em seu reino, orientando-os para sua evolução e retornem iluminados. 
E, sobre tudo Senhor, perdoa as minhas fragilidades e sustenta-me a fé para que eu possa estar sempre em Ti, servindo aos outros.
Que assim seja;