• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Ritual de Firmeza do Filhos de Santo do Templo

OBJETIVO

Definir e conceituar a prática, necessidade e fundamentos do ritual de firmeza restrito aos filhos de santo do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde

DEFINIÇÃO DE FIRMEZA

É o ritual obrigatório a todos os filhos de Santo, principalmente os médiuns de consulta e que exerçam atividades de firmeza e descarrego adotado e praticado pelo Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde com base nos princípios da Umbanda, que visa estabelecer a ligação e sintonia com a energia espiritual emanada pelo Terreiro entre os Orixás, Entidades de trabalho e filhos de santo através das oferendas representadas pelas velas, comidas, bebidas e demais apetrechos, tais como, pembas, fitas, cigarros, etc. É através dessa oferenda que se cria e fortalece o vínculo entre todos os elementos da prática espiritual de Direita e de Esquerda. Além disso, visa o fortalecimento da mediunidade dos Filhos de Santo, e a contribuição da mesma em seu vigor físico e mental, permitindo sua plena atuação nas atividades do Terreiro

ELEMENTOS ADOTADOS PELO TEMPLO NO RITUAL DA FIRMEZA.

Este ritual pode ser realizado individualmente ou em grupo de no máximo cinco pessoas, com divisão das despesas fazendo uma entrega única para todas as Entidades e Orixás, exceto Oxalá e Pai e Mãe de cabeça que deverá ser feita individualmente. É obrigatória a presença do cambone.

No caso da firmeza ser em grupo, para até 03 Filhos de Santo será utilizado 01 galo e 01 pomba, para 05 Filhos 02 galos e 02 pombas. No tocante as toalhas para depositar as oferendas, elas poderão ser individuais para cada Entidade ou Orixá nas cores que as representam, ou uma única toalha branca decorada com fitas com as cores representativas da sete linhas.

PROCEDIMENTOS PRÉVIOS PREPARATÓRIOS

  • Dormir em esteira no chão durante 07 noites;
  • Usar lençol, travesseiro, cobertor e roupas brancas;
  • Fazer banhos de defesa com 07 ervas durante 7 dias após banho normal.
  • Não comer carne vermelha (bovina e suína) durante o período de preparação.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nem bebidas escuras (café, coca cola, etc.) durante este período
  • Não manter relações sexuais durante esses 07 dias.
  • Durante esses dias dar preferência ao uso de roupas claras.
  • Não freqüentar lugares de grande concentração de pessoas e/ou de consumo excessivo de álcool e atividades promiscua.
  • Evitar conflitos, discussões, confrontos verbais e/ou físicos.
  • Procurar somente pensamentos positivos, lugares de reflexão e oração.
  • Concentrar-se durante todo este período na purificação espiritual e física visando o ritual da firmeza.

ELEMENTOS QUE COMPÕEM AS OFERENDAS

1. OXALÁ

Material

Fita branca, canjica, leite, tigela branca, mel, algodão com caroço (cru) ou algodão comum, uvas brancas, 07 velas brancas, flores brancas, água mineral ou de cachoeira, quartinha ou copo branco.

Preparação

  • Cozinhar a canjica na água, escorrer bem e reservar o milho para a entrega.
  • Fazer um banho no mesmo dia da entrega, com o líquido que sobrou do cozimento, acrescentando um copo de leite. Se precisar, coloque mais água o suficiente para o banho (do pescoço para baixo).

Entrega

  • Na tigela coloque no fundo seu pedido (papel branco), depois, nesta sequência, coloque o milho, depois o mel, o algodão e por último as uvas.
  • Vela Branca de sete dias com mel
  • Flores brancas
  • Água mineral ou de cachoeira dentro do quartinho ou copo branco

ESQUERDA

EXU

Fita preta, 07 velas pretas, pemba preta, alguidá para a comida, pinga, cravos vermelhos, farofa com 07 bistecas e 07 pimentas, charuto, cigarro, copo preto.

POMBA GIRA

Fita vermelha, pemba vermelha, alguidá para comida, cigarro longo, rosas vermelhas, champanhe rosa, taça de vidro vermelha, morangos, maçã, uvas vermelhas.

OXÓSSI

Fita verde, 07 velas verdes, cerveja branca, copo de vidro, pemba verde, toalha verde, alguidás para as comidas (mandioca, peixe assado, frutas, milho verde cozido, etc.), frutas, flores ou folhagens.

BAIANO E BOIADEIRO

BAIANO

Fita amarela, 07 velas amarelas, pemba amarela, alguidá para comida, dendê, mandioca cozida, peixe assado ou cozido, coco, quitutes baianos do tipo cuscuz, acarajé, vatapá, bolinhos de peixe, doces de coco, bolos de milho, quindim, etc.; copo de vidro, bebidas tais como batida de coco, de amendoim, pinga com coco, coco verde, coco maduro, água de coco.

BOIADEIRO

Fita laranja, 07 velas laranjas, copo de vidro, bebidas tais como aguardente de palma,ou , pemba laranja ou branca,alguidá para comida, carne seca cozida,tutu de feijão, pirão de peixe ou peixe seco, flores de palma.

OGUM

Fita vermelha, 07 velas vermelhas, cerveja branca, pemba vermelha, copo de vidro, alguidá para comida, peixe assado ou cozido, pirão, raízes tais como cará, inhame, batata doce, mandioca, etc., flores vermelhas e frutas.

PRETO VELHO

Fita branca e preta, 07 velas branca-preta, pemba branca, café, vinho tinto licoroso, copo de vidro caneca ágta branca para o café alguidá para comida, frango frito, feijoada, bolinhos salgados, bolinho de chuva, bolo de fubá, arroz-doce, doces diversos como de abóbora, de coco, de milho, milho cozido, flores do campo.

XANGÔ

Fita marrom, 07 velas martons, cerveja preta, copo de vidro, pemba marrom, alguidá para comida, peixe assado ou cozido, quiabo,mandioca, frutas, flores e folhagens.

NANÃ BURUQUÊ

Fita azul escura, 07 velas azuis escuras, uma cumbuca branca com água do mar, pemba branca, alguidá para comida, pirão paçoca de amendoim, frutas, flores do campo, lírios, crisântemos, taça, bebidas tais como champanhe, licores de morango, amora ou framboesa.

OBALUAÊ/OMULU

Fitas preta-branca-vermelha, 07 velas brancas, 07 velas pretas e 07 velas vermelhas, pemba branca, alguidá com pipoca, pinga, água mineral, sal grosso, flores brancas.

COSME, DAMIÂO E DOUM

Fita rosa e azul, pemba rosa, pemba azul, refrigerantes ou sucos de frutas, copo de vidro, alguidá para comida, balas, doces, bombons, chocolates, bolos, brinquedos, flores coloridas.

OXUM

Fita roxa, 07 velas roxas,uma cumbuca branca com água da cachoeira, pemba roxa, alguidá para comida, canjica branca, arroz-doce com mel ou canela, pudins, manjares, frutas tais como cereja, maçã, pêra, goiaba, framboesa, melancia; figo, pêssego, taça de vidro, champanhe branca, taça.

IANSÃ

Fita amarela, 07 velas amarelas, pemba amarela, alguidá para comida, arroz doce, canjica com mel ou canela, abacaxi em calda, flores amarelas, champanhe branca, taça de vidro, frutas tais como m anga rosa, uvas, pêra, maçã morango, melão, melancia, laranja, banana, figo, ameixas, romã, pêssego, pitanga, framboesa, abacaxi, goiaba vermelha e cajá.

IEMANJÁ, JANAINA e MARINHEIRO

IEMANJÁ

Fita azul, 07 velas azuis, uma cumbuca branca com água do mar, champanhe branca, taça de vidro, alguidá para comida, canjica branca com canela, flores azuis ou brancas, peixe frito, assado, arroz-doce com mel ou canela, pudins, manjares, frutas tais como mamão, melão, cereja, laranja lima, goiaba branca, framboesa, graviola, uvas brancas, melancia.

 JANAÍNA

Fita azul, 07 velas azuis, uma cumbuca branca com água do mar, champanhe branca, taça de vidro, alguidá para comida, canjica branca com canela, flores azuis ou brancas, peixe frito, assado, arroz-doce com mel ou canela, pudins, manjares, frutas tais como mamão, melão, cereja, laranja lima, goiaba branca, framboesa, graviola, uvas brancas, melancia.

MARINHEIRO

Fita azul, 07 velas azuis, copo de vidro, alguidá para comida, rum, peixe de água salgada assado ou frito, camarão.

DO RITUAL

A abertura é iniciada com as Orações praticadas pelo Templo: o ponto de Oxalá, Hino da Umbanda e ponto do Caboclo Pena Verde, seguido da defumação de todos e do ambiente.

Logo após inicia-se a firmeza da Esquerda com os pontos sendo cantados por todos, enquanto o(s) filho(s) de Santo é (são) firmado(s) pelo Chefe de Esquerda. Durante o ritual o Médium designado para este fim, pela Mãe de Santo realiza o assentamento da entrega e em seguida a limpeza do corpo, usando de uma ave preta ou mesclada de vermelho (galo). Esta ave absorve toda impureza e energias negativas hospedadas no Médium firmado, resguardando e bloqueando novas demandas e energias contrárias. A ave é em seguida libertada no próprio Santuário em uma oferenda a Esquerda, onde ira expurgar toda estas impurezas na natureza. No decorrer do ritual os Médiuns da Casa emanam vibrações positivas e de proteção.

Ao término da firmeza todas as entidades de Esquerda dos Médiuns incorporados aproximam-se para um contato direto com o firmando selando o ritual com a vibração e proteção emanadas individualmente.

Concluído o trabalho de Esquerda, todos se dirigem para o centro do Terreiro onde a Entidade Cabocla Jurema da Mata fará a abertura da firmeza de direita realizando a limpeza, purificação e emitindo a vibração da direita banhando o Terreiro, todos os Filhos de Santo e participantes usando da força da natureza representada pelas folhas das arvores. Em seguida bate-se para cada Orixá e Entidade de Direita, respeitando a seguinte ordem:

Iemanjá, Ogum, Nanã Buruquê, Xangô, Janaina, Oxóssi, Oxum, Marinheiro, Baiano, Boiadeiro, Preto Velho, Crianças, Iansã, Linha Médica, Omulu e Oxalá.

Assim que os pontos são iniciados o Cambone de suporte, lava a guia referente a entidade chamada com água de cachoeira e a coloca no pescoço do Médium, em seguida as oferendas são dispostas na toalha, logo após cada uma delas ser passada ao Médium para que o mesmo as firme, saudando o Orixá ou entidade.

A oferenda e depositada na seguinte sequência: a comida, a bebida, as flores e por fim a firmeza das velas,que serão acesas e depositadas no veleiro.

Na continuidade da cerimônia o Médium designado pela Mão de Santo fará o banho de pipoca de Omulu por todo o corpo do Médium firmado, evocando saúde, fartura, realização pessoal e amor, concluindo a cerimônia será feita a limpeza e purificação da Direita usando uma ave branca (pombo) em referencia a Oxalá.

Esta ave ira reforçar a proteção, prosperidade, abertura de caminhos, paz de mente e espírito, equilíbrio e força interior de superação dos obstáculos. A ave é libertada alçando vôo em direção a natureza dando significado de liberdade, vigor físico e espiritual em busca da evolução.