• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Defumação de um Templo de Umbanda de nossas casas e de nós mesmos

 

Vamos falar hoje sobre um elemento que é essencial nos trabalhos dentro de um Tempo de Umbanda, a defumação uma prática também de outras religiões ainda hoje.

Defumar significa “queimar sobre brasas partes de plantas, como folhas, raízes, e caules, ervas e resinas” para limpeza dos ambientes. Já era usado desde nossos antepassados, com a descoberta do fogo, como instrumento de controle das más energias e purificação do ambiente. Muitas religiões antigas queimavam incensos e óleos para manipular favoravelmente o ambiente, tanto em rituais religiosos como para melhorar a qualidade do sono, para acalmar os sentidos e também para tornar o ambiente mais leve e propicio ao ato do amor. 

 

Devemos nos ater que uma erva possui a influência e a ação de energia da terra, do sol, da lua e estrelas, das águas, dos ventos, captam muitos elementos que compõe a natureza que são agregados aos próprios elementos que a compõe. Isso a torna um potente condensador de energias que ao serem queimadas vão liberar cargas energéticas que desagregarão dos ambientes as vibrações e cargas negativas que são produzidas muitas vezes por nossos próprios pensamentos de raiva, rancor, inveja, vaidade, orgulho, vingança, etc.

Assim sendo devemos ter os pensamentos em vigília constante, elevá-los, equilibrá-los, pois assim estaremos criando um campo favorável ao nosso redor, evitando que cargas negativas ou obsessores se fixem em nossa aura, fazendo com que penetremos em faixa vibratória inferior.

A defumação dissipa a densidade do ambiente, rompendo os possíveis bloqueios existentes tornando-o limpo, leve, puro, propício para a realização dos trabalhos espirituais de toda natureza, voltados a pratica do bem.

A defumação deverá também ser feita no lar onde vivemos e no ambiente de trabalho, pois esses locais também são alvo de formas pensamentos de baixa vibração que grudam em nosso corpo astral nos levando ao desanimo, pessimismo, depressão. A defumação vai afastar a negatividade dissipando toda carga desfavorável que nos rodeia.

É interessante observar e aprender as funções e qualidades das ervas, suas propriedades, a energia que as compõe e assim poderemos identificar em qual situação usá-las. Aconselho a todos ter em casa alguma erva plantada, alecrim, arruda, alfazema, manjericão, guiné. Assim sempre teremos emanações de bons fluídos impregnando nosso ambiente.

Mas não adianta somente defumarmos os ambientes. Devemos “defumar” nossos pensamentos, limpando de sentimentos inferiores que nos ligam a faixas vibratórias baixas. Essa é a verdadeira e melhor forma de elevar nossos espíritos, de cumprir nosso objetivo como umbandistas, a reforma íntima, a mudança interior, refletindo na melhoria de nossos atos que nos levará ao resgate de nossos compromissos com a espiritualidade.

Assim como em qualquer trabalho espiritual, para fazer a defumação de sua casa, bem como para preparar e tomar o banho de ervas é necessário preparo inicial e concentração durante todo o processo.

Tanto na defumação quanto no banho, as correntes de Direita e Esquerda trabalham juntas na energização, limpeza e proteção cada uma em seu momento e em sua área de atuação.

Antes de iniciar, é preciso se concentrar e em oração elevar os pensamentos, primeiro para Oxalá, depois para os Orixás, Entidades e por fim pela Esquerda pedindo pelo sustento dos trabalhos, da harmonia das energias positivas em nossas casas, a nossa volta e em nosso íntimo.

Na defumação é importante ter sempre em mente a atuação dos Orixás e Entidades na energização do local defumado e na limpeza de energias contrárias realizada principalmente por Omolu, Pretos Velhos e Entidades de Esquerda. Durante toda a defumação a concentração deve ser mantida para não baixar a guarda abrindo caminho para essas energias que estão sendo afastadas de sua casa afetarem você.

É importante que sempre após a defumação da casa seja feito o banho de ervas, dessa forma, seus objetivos são alcançados com a limpeza tanto do ambiente quanto da sua matéria e, principalmente, seu espírito. Lembrando sempre de agradecer logo após o processo.

A frequência de defumar a casa e realizar o banho de ervas varia de acordo com as necessidades e situação de cada um, com o local de trabalho, com as pessoas que o acompanham, entre muitos outros, portanto é importante uma orientação específica para cada um. No mínimo devemos defumar uma vez por mês nossas casas e realizar o banho de ervas uma vez por semana.

 

Texto preparado pela Médium Rossana Di Natale com a colaboração de Carlos Feitosa, Médiuns do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde em 15/01/2013.