• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Esquerda tão atuante em pró do bem, mas tão injustiçada pelos que não a conhece de fato

Sabemos que nossa religião ainda sofre muito preconceito determinado pela ignorância, pela falta de entendimento, pela falta de conhecimento de sua doutrina e seus rituais, principalmente a linha de Esquerda, onde atuam os Exus e as Pombas Giras que é a mais atingida, a mais discriminada por muitos, até por má fé. No entanto é a linha mais atuante, pois conhece todos os labirintos do mal, sua origem, e o quanto podem atingir e prejudicar. E por conhecer bem o inimigo e até por ter feito parte deste lado, sabe melhor que qualquer outra linha como combatê-lo, como anulá-lo, e muito mais que isso, em muitos casos até doutriná-lo, trazendo e juntando-o a suas fileiras convencidos de que podem contribuir e livrar-se da escuridão que os abriga em sofrimento e provação.

 

Vamos falar desse Orixá da Esquerda que também se apresenta sob a forma de espírito de luz, conquistada pelos inúmeros serviços prestados no encaminhamento de espíritos encarnados e desencarnados. Um espírito somente atinge o equilíbrio e se coloca na trilha da evolução, depois de aliviados e posteriormente despojado de suas impurezas, da influência do mal e da consciência de que precisa de ajuda para mudar, para se transformar. E é com o auxilio e a insistente, perseverante e incansável luta de Exus e Pombas Giras que isso pode ocorrer, se tornar possível.

Como Orixá Exu é força, é vitalidade e poder de ação aliado leal do bem! Sua energia poderosa nos influência lá no íntimo, pois conhece bem o que guardamos de bom e de ruim dentro de nós, abafa nossos instintos de perversidade, raiva, rancores, inveja, vingança e outros sentimentos, nos levando de forma mais pura e isenta a tomarmos decisões justas e acertadas, dentro do que prega a Lei Divina.

Como Entidades de luz fazem a guarda e a sustentação de um Templo e seus frequentadores, de nossas casas e das pessoas com as quais convivemos, trabalhamos, e de alguma forma nos relacionamos. 
Ele é o intermediário entre os homens e os demais Orixás, por isso sempre contamos com ele para representar nossos anseios perante o mundo espiritual. 
Portanto sempre que iniciamos um trabalho ou uma oferenda devemos reverenciá-lo primeiro, pois ele é a ligação, o eixo entre o humano e o divino. É ele que faz a higiene, a assepsia do ambiente das pessoas, e espíritos que ocupam aquele espaço, inclusive das próprias Entidades de trabalho, são os espaços que se abrem após esta limpeza e higienização que serão preenchidos pela energia vibrante dos Orixás, fazendo com que tudo a partir daquele momento e, bem posterior a ele transcorra da melhor maneira, com firmeza e proteção. É fato que para que possa absorver toda esta limpeza e toda energia emanada a pessoa ou o espírito deve estar em plena concentração, abertos a isso, desejando verdadeiramente que isso aconteça.

Os Exus não fazem o mal e nem se propõe a isto, pois perderia todo o efeito desta transformação com a qual se comprometeram e acabariam por sofrer penalidades ainda maiores impostas por eles mesmos de acordo com as dimensões e consequências do mal que causou. Seria uma grande perda, um retrocesso, que pode ocorrer, mas em sua maioria eles se mantém fieis aos propósitos assumidos.

São espíritos dotados de muita luz e sua faixa vibratória esta muito próxima da nossa por isso nos sentimos muito à vontade com eles. Essa proximidade permite a eles enxergar o nosso íntimo mais facilmente e combater o mal que possa estar nos afetando, provocados por nós mesmos ou por influências. 
Eles trabalham contra forças negativas e espíritos malignos que possam interferir em nossas vidas. 
Trabalham através da ação de força de transformação, principio transformador existente na natureza e na essência humana, um sentido mágico de energia do bem para neutralizar ou encaminhar os espíritos trevosos para locais onde possam ser tratados e doutrinados, afastando-os do convívio humano. Esse trabalho de desobsessão requer muito esforço, empenho, concentração e persistência por parte dos Médiuns que irão incorporar seus Exus e/ou Pomba Giras. 
Esses Médiuns devem estar devidamente preparados, com mentes limpas e pensamentos positivos, firmados no propósito deste trabalho, terem defumado suas casas e feito seu banho de limpeza e principalmente ter confiança na Entidade que irá assumir seu corpo para a prática da caridade. 
Este é um dos atos mais nobres e ricos de caridade, tanto do Médium como da Entidade, é quando se pode mudar, transformar, dar um outro rumo a vida de um ser humano, sofrido, desequilibrado, desiludido, sem esperança ou qualquer aspiração, livrando-o de males e abrindo portas que o levaram a uma vida de normalidade e harmonia com ele e com os demais. Dentro do conceito de caridade estabelecido por Oxalá, é um dos atos de maior valor no credenciamento que leva a evolução do espírito.

Durante a consulta usam da energia de bebidas alcoólicas, fumaça de cigarros ou charuto ou ainda outros apetrechos ligados ao plano terrestre, ligados a hábitos e costumes humanos, porém aplicados de outra forma, mostrando que o comum e até permissivo ao homem pode ser utilizado de forma benéfica em um trabalho de limpeza e energização dos Médiuns e Consulentes. 
Através de conversas animadas conseguem atingir, identificar e extrair a essência do problema que aflige a alma do assistido, reequilibram seu corpo, sua mente e seu espírito.
Seu dia é a segunda-feira e sua saudação é Aruê Exu!

Texto criado e redigido por Rossana Di Natale,  Médium do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde.