• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Oferendas e Firmezas, práticas espirituais de um Templo de Umbanda.

 

Um dos objetivos da Umbanda é o equilíbrio entre o mundo material e o espiritual para que um possa contribuir com o outro de forma harmoniosa no objetivo de buscar os intentos da evolução do espírito. Contribui para alcançar este equilíbrio à participação em rituais que nos põem em contato com as forças e as energias da natureza onde se encontram as vibrações das Entidades e Orixás e seus domínios naturais, estabelecendo uma sintonia pura e uma relação sólida e estável entre eles e nós.

 

 

Quando realizamos uma oferenda estamos realizando um ato de fé, pois é uma ação que envolve alguns sacrifícios de nossa parte, dedicação e confiança nas nossas crenças. É uma demonstração do sentimento de agradecimento por tudo que esta espiritualidade faz por nós e por todos que estão em nosso convívio.

Sabemos que os Orixás se manifestam na natureza em seus campos de domínio estabelecidos por Oxalá dos quais são guardiões e usam de seus poderes, cada um deles atua num ponto de força onde há grande concentração de magnetismo e as energias se encontram em sua maior pureza e se tornam muito mais intensas. Nessas Oferendas nos Santuários naturais realizamos nossas doações e assim podemos nos aproximar mais das Entidades e Orixás, os quais cultuamos na Umbanda e em nosso Templo.

Ao se realizar uma Oferenda temos que nos concentrar na fé verdadeira que guardamos dentro de nós, que nos da à certeza da existência de um poder maior, de uma luz superior que nos governa, aquela que nos traz confiança e segurança, força e poder mental no pedido de ajuda, purificação, proteção e firmeza, porém, principalmente no agradecimento as graças e ensinamentos recebidos por intermédio das Entidades e Orixás.

Os elementos materiais da Oferenda simbolizam a retribuição às Entidades e Orixás no agradecimento ao equilíbrio da mente do corpo e do espírito, as transformações intimas, às vitórias e sucessos alcançados. É através da Oferenda que é depositada toda energia que será transformada em vibração e luz sendo utilizada por Eles e revertida em poder que dará sustentação, firmeza e estreitamento dos laços com o doador da Oferenda, fortalecendo-o em sua fé, crença e perseverança para alcançar seus propósitos de crescimento espiritual.

As Oferendas existem desde os primórdios da humanidade, eram feitas de diferentes formas para diferentes fins. Hoje se mantém em quase todas as religiões e cresças existentes sobre a terra e dentro das pessoas, do oriente ao ocidente de um extremo a outro do mundo e vão desde uma oração solitária ou em grupo como uma novena, uma procissão, um louvor em cânticos, a uma Oferenda com elementos naturais vindos e providos pela natureza, terra, floresta, rios e mar. Oferenda sempre vai existir desde o pensamento de agradecimento, a uma mais simples contemplação do céu no deleite de sua beleza, certo de que é uma obra criada por Oxalá.

Da mesma forma o ritual de Firmeza dos Médiuns é de suma importância, pois ele fortalece a ligação e estabelece uma sintonia mais fina do Médium com as Entidades e Orixás de Comando e Chefia do Templo, com nossa Mãe de Santo, com toda a espiritualidade existente e atuante nos trabalhos, com as Entidades com as quais ele trabalha e seus Orixás de Comando (Pai e Mãe de cabeça), incorporando o Médium com maior intensidade à Corrente do Terreiro, transformando-o em um elo bem mais forte, tornando a Corrente muito mais coesa, muito mais vibrante, fazendo com que sua contribuição na doação da energia aos trabalhos, aos Assistidos e aos próprios Médiuns seja muito maior e seu resultado muito melhor.

A Firmeza atua como um amplificador do canal direto de ligação, reduzindo todas as interferências e ruídos, e isso vai auxiliar este Médium na sua evolução espiritual, no amadurecimento e aprimoramento de sua mediunidade e no trabalho que ele realiza em seu Templo Espiritual.

É através desse ritual de Firmeza que se cria e fortalece o vínculo entre todos os elementos da prática espiritual de Direita e de Esquerda dentro de um Terreiro. Além disso, visa o fluir e o fortalecimento da mediunidade dos Filhos de Santo, e a contribuição da mesma em seu vigor e equilíbrio, físico, mental e espiritual, permitindo sua plena atuação nas atividades do Terreiro, criando e fortalecendo a ligação entre o Médium, o Templo, as Entidades e Orixás.

Devemos ressaltar que a entrega que se deposita na natureza deve ser realizada com sentido, consciência de seu significado, responsabilidade e espírito de preservação. Uma entrega feita com displicência e prejudicial a todos, Médium, plano terrestre e espiritual e seu efeito não trará nenhum benefício. Saibamos escolher elementos que se integrem naturalmente a ela sem agredi-la, sem poluí-la e assim estaremos preservando toda energia e vibração que serão absorvidas por tudo a nossa volta e por nós mesmos.

Texto escrito por Rossana Di Natali com a colaboração de Carlos Feitosa, Médiuns do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde.