• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Orixá Oxum, regente dos sentimentos e da sensibilidade

A História e os historiadores, dizem da Oxum originaria da África, mais precisamente da Nigéria, mora no rio do mesmo nome. Seu domínio é a água doce, sem a qual a vida na terra seria impossível.  Seu ponto e emanação de força na natureza são as cachoeiras, os rios, as vertentes e nascentes. Ela é regente da linha do Amor, da sensibilidade, da emoção. Atua na Concepção da Vida em todos os sentidos, Senhora da fertilidade, da gestação e do parto, cuida dos recém-nascidos, do brotar, do florir, da natureza jovem e emergente e também favorece a riqueza espiritual e material.

Ela estimula nos seres os sentimentos de amor, ternura, carinho, afetividade, fraternidade e união. Harmoniza os ambientes, estreita laços entre as pessoas e os povos. Favorece o despertar, o surgir dos dons e inteligência nunca manifestados em seres humanos e animais.

 

É Mãe afetuosa e nos ampara com fluidos regenadores. Um banho nas suas águas de cachoeira nos libera energia e magnetismo que desagregam as energias negativas acumuladas no espírito que faz escorrer por suas águas, regenerando nossa aura, realçando nossa luz e nos purificando, pois dentro das águas de seu domínio, estão os minerais que são grandes irradiadores de energias reparadoras e purificadoras.

Sua saudação é “Ora Yeyé O” que quer dizer “Chamemos a benevolência da Mãe!”

Oxum emociona seus filhos com muita intensidade, pois seus fluidos mexem com os sentimentos muito facilmente. Portanto quem tem Oxum como regente de cabeça é graciosa e elegante, tendo grande paixão por joias, brilhos e perfumes. São mulheres de muita graça, charme e beleza, meigas e sensíveis, porém firmes, perspicazes  e obstinadas.

Na Umbanda sua cor é o roxo ou lilás e no Candomblé é o amarelo ouro.

É sincretizada com Nossa Senhora Aparecida e na Bahia com Nossa senhora das Candeias.

É cultuada no dia 8 de Dezembro (dia de Nossa Senhora da Conceição) ou 12 de Outubro (Nossa Senhora Aparecida). Seu dia da semana é sábado.

No sentido da linha da vida da mulher, Oxum seria a adolescente que entra na fase da fertilidade e da fecundação e esta pronta para a concepção da vida. Rege também a fertilidade da mente, da criatividade, dos dons, da arte, dos atributos intelectuais e dos sentimentos nobres.

Oxum é símbolo de extrema sensibilidade e seus filhos ao receber sua imantação derramam lágrimas por essa característica tão marcante!

Texto criado por Rossana Di Natale com a colaboração de Carlos Feitosa Médiuns do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde.