• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

As escolhas são prerrogativas nossas

Às vezes nos pegamos pensando sobre as escolhas que fizemos no passado. Nem sempre nos parece que foram as mais acertadas. O que nos parecia, na época, o mais indicado a se fazer talvez não fosse o ideal, mas era apenas o que daríamos conta em assumir, era o que nossa visão e experiência nos permitiam alcançar, associado ao que de fato suportaríamos naquele momento carregar.

 

Hoje, olhando para esse passado, sabemos que essas escolhas, mesmo tendo sido não tão acertadas nos trouxe algo de bem mais valioso como resultado: a experiência vivida , a sabedoria acumulada dos erros, a aprendizagem que nos leva a entendermos mais a nós mesmos e nossos irmãos com os quais partilhamos essa encarnação. Com isso aprendemos a ser mais tolerantes, mais pacientes, menos arrogantes, menos juízes das ações dos semelhantes, mais humildes, confiantes, caridosos e benevolentes.

Aprendemos muito mais com nossos erros do que com os acertos, pois aquilo que nos provoca, que faz com que revisemos nossas posições, nossos conceitos, nos leva a reflexão e a ponderação e assim temos como resultado um leque muito maior de possibilidades.

Hoje, tendo a fé como nosso esteio e nosso amparo, nos parece mais fácil a caminhada em busca da evolução do espírito. Sentimos e acreditamos na força da espiritualidade em conduzir nossas escolhas para que alcancemos os objetivos que nos trouxeram a essa vida atual. Sabemos da responsabilidade de que nossas ações nos levam na direção da busca do equilíbrio emocional, espiritual e físico para concluirmos com êxito nossa jornada terrena.

Hoje nossas escolhas são baseadas na segurança da proteção que temos na força das Entidades e Orixás que nos acompanham desde sempre e que nunca nos abandonam, estão sempre perto, nos intuindo na busca da felicidade e em conquistar a elevação de nossas almas na comunhão com os desígnios que Oxalá nos reservou.

Os cuidados que devemos ter é que podemos incorrer em uma escolha quando debochamos da vida, quando somos irônicos e inconsequentes em nossos pensamentos de descrença, revolta e pessimismo. Quanto deixamos passar que a vida será sempre difícil para nós, quando dizemos que certas coisas boas não são para nós, quando dizemos que estas coisa somente acontecem comigo, que nossas vidas foram sempre ruim e que nunca mudará, que já que esta ruim um pouco a menos ou a mais não fará diferença, eu já estava esperando o pior, se tiver que dar errado será comigo ou não acredito que de certo. Este tipo de pensamento e postura tantas vezes repetidas se torna realidade e passa a ser o resultado de uma escolha.

Nossas escolhas foram feitas bem antes de ingressarmos ou retornarmos a este plano e foram repetidas tantas vezes quantas foram nossas passagens por aqui, e refletem quem somos, a que viemos e a quem e ao que servimos – como resposta temos nossa fé, o amor na religião que escolhemos, a Umbanda que prega a caridade, a paz e acima de tudo a evolução do espírito para atingir a felicidade plena junto de Oxalá!

Texto escrito por Rossana Di Natale, Médium do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde em 26/03/2013.