• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Orientações para o Banho de ervas e a Defumação da matéria e do ambiente

Baseado na preleção do Dr Fritz 29/06/12

Assim como em qualquer trabalho espiritual, para fazer a defumação de sua casa e para preparar e tomar o banho de ervas é necessário preparo inicial e concentração durante todo o processo. O banho não pode ser feito de forma displicente e mecânica como se nada tivesse acontecendo, ou mesmo com baixa sintonia ou sentido. O banho deve ser sentido como se estivessem sendo tocados por uma energia forte e vibrante.

Antes de iniciar tanto o banho quanto a defumação, é preciso se concentrar e em oração chamar, primeiro por Oxalá, depois pelos Orixás, Entidades e por fim pela Esquerda pedindo pelo sustento dos trabalhos.

Na defumação é importante ter sempre em mente a atuação dos Orixás e Entidades na energização do local defumado e na limpeza de energias contrárias realizada principalmente pelas linhas de Omulú, Pretos Velhos e Entidades de Esquerda. Durante toda a defumação a concentração, a sintonia e sentido de estar sendo envolto pela fumaça das ervas, como um abraço que limpa e descarrega, deve ser mantida para não baixar a guarda, abrindo caminho para que as energias que estão sendo afastadas de sua casa sejam definitivamente eliminadas e não mais regressarem e afetem você.

No banho de ervas, a preparação começa na escolha das ervas, e no conhecimento do significado de cada uma (quais são as ervas e seus significados, não seria importante mencionar). No preparo do banho deve-se evocar da mesma forma Oxalá, Orixás e Entidades para que derramem suas luzes naquelas ervas. Após o banho comum, deve-se concentrar e novamente pedir a Oxalá, aos Orixás e as Entidades que levem com as ervas toda energia negativa depositada em sua matéria e espírito e ao mesmo tempo substituam-na por energia positiva, luz e equilíbrio, e nos pés devemos pedir a Esquerda que nos isole do mal e nos proteja. É nos pés que Omulú faz a ligação da Direita com a Esquerda entregando toda a energia afastada pela Direita para que a Esquerda leve embora para ser trabalhada e é onde forma-se um tampão, não permitindo que nada possa retornar e nos atingir.

É importante que sempre após a defumação da casa seja feito o banho de ervas, dessa forma, seus objetivos são alcançados com a limpeza dos canais, tanto do ambiente quanto da sua matéria e, principalmente, seu espírito. Lembrando sempre de agradecer logo após o termino do processo.

A frequência de defumar a casa e realizar o banho de ervas varia de acordo com as necessidades e situação de cada um, com o local de trabalho, com as pessoas que o acompanham e com as quais convive, entre muitos outros, portanto é importante uma orientação específica para cada um. No mínimo devemos defumar uma vez por mês nossas casas e realizar o banho de ervas uma vez por semana.

Texto redigido por Renata Costa, Médium do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde em, 10/08/2012.