• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Santuário, entrega e firmeza

Para quem se lembra das aulas de física do colégio, vai lembrar-se dos átomos, elétrons e prótons que são as menores partículas que compõem a matéria, que carregadas com carga negativa e positiva vibram em grande intensidade.

Se existisse um microscópio extremamente potente que conseguisse mostrar essas partículas iríamos enxergar um grande campo energético, onde podemos concluir que toda matéria é composta de energia. Portanto tudo o que podemos ver e tocar: o nosso corpo, o chão que pisamos o planeta e tudo que o compõem, flora e fauna, enfim, a natureza, é composta de energia.

Ainda no mundo material existem energias que não conseguimos ver, mas podemos sentir, como por exemplo, a eletricidade e o ar que respiramos e algumas que não podemos ver nem sentir, mas que se materializam de alguma maneira, como o sinal de telefone, de internet, celular, rádio, TV e etc.

O nosso espírito que é criação de Deus também é composto de energia, e para que ele possa existir, “sai de fábrica” com dois “acessórios” ou para quem gosta de computador com dois “sistemas operacionais” que são a luz de Deus, que é o amor e todos os sentimentos.

A energia do nosso espírito interage e se completa com a energia do nosso corpo físico, ou seja, o que um sente o outro também sente. O mundo espiritual, com suas particularidades, também é composto de energia e a maneira que nós nos comunicamos com ele é através do amor e de um sentimento muito importante que é a fé.

A entrega e a firmeza no santuário, se olharmos apenas pelo lado material ou estético teremos um ritual de entrega de comidas, bebidas, flores e outros objetos em uma toalha decorada, porém pelo lado espiritual é muito mais do que só isso.

A começar pela preparação; para os médiuns, se for para uma entrega os mesmos cuidados de um dia de gira, se for para uma firmeza, se abster de carne vermelha, álcool, cafeína e etc. e vários outros procedimentos que tem por finalidade deixar o corpo o mais desintoxicado possível, se esse é o termo correto, para que as energias fluam melhor.

A preparação do que vai ser entregue, envolve todo um processo: a compra de tudo o que é necessário, a confecção de cada prato, a decoração, os arranjos, enfim a cada tarefa realizada, carinho, dedicação, amor e fé, e quando o alguidar fica pronto está carregado com toda esta energia. Quando se trata de uma firmeza, este alguidar carregado de energia passa pelas mãos dos firmandos que acrescentam sua vibração e agradecimento, e ao colocar sob a toalha ele se transforma em uma “chave” que se conecta com toda a energia daquele Orixá a que se esta oferecendo.

Começamos com os Mensageiros, a entrega de Esquerda; neste momento estamos nos conectando com toda e energia do Orixá Exu e todas as Entidades que trabalham com esta energia em nosso Templo, e assim seguimos com todos os Orixás e correntes do nosso Templo até Oxalá, e a cada entrega esta energia vai aumentando, acrescida na emanação vinda da corrente, ao toque dos atabaques e aos pontos cantados, e esta energia faz com que o nosso amor e a nossa fé, que é o que nos liga ao mundo espiritual sejam fortalecidos. Com o nosso amor e fé fortalecidos estamos renovados e protegidos para continuarmos com a nossa aventura neste plano que é viver, seguir em frente e crescer espiritualmente.

Escrito por Milton Norgini, Médium do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde em 16 de Junho de 2015.