• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Umbanda sem mistérios

 “E quando pisar no terreiro

Procure primeiro saber quem eu sou

Respeite quem pode chegar onde a gente chegou “

Nós, médiuns, cada vez mais nos cobramos e cobramos daqueles que doam seus tempos para virem nos ajudar e ensinar, que adivinhem o futuro, que respondam a todos os questionamentos e que façam milagres.Por que achamos que a Umbanda nos deve uma sabedoria além das que precisamos. A religião tem o objetivo de nos confortar e nos dar sustento e conhecimento para passarmos pelos obstáculos e provações de nossas vidas e não de preveni-los e afastá-los de nossos caminhos.

 

Se o próprio Jesus (Oxalá) quando esteve aqui não tentou provar a ninguém quem era e o que era capaz de fazer, apenas fez os milagres que julgou necessários e ensinou aos homens que amassem uns aos outros como irmãos, filhos de um mesmo Pai. Por que achamos que entidades de luz tem o dever de nos provar algo quando eles têm apenas o objetivo de nos transmitir energia e orientações para buscarmos nossa própria evolução através de experiências vividas por eles nesse e em outros planos.

Cada vez mais a Umbanda se afasta do esoterismo e das previsões e se aproxima do nosso cotidiano com mensagens simples e filosofias de vida para que possamos por em prática no nosso dia-a-dia e nos tornarmos seres melhores. E como tem a caridade como bandeira, também orienta dividirmos conhecimentos e energia com todos a nossa volta.

Devemos entender que as entidades não precisam saber o que cada pessoa que se consulta com ela vive, faz ou sente. Elas ouvem a forma que cada um descreve seus problemas e com carinho e conhecimento de vivências próprias delas e de outros também, elas mostram formas diferentes que ver cada problema e de vivermos nossa vida. Mas, claro, que elas muitas vezes tem orientações de entidades que acompanham cada consulente e que podem “adivinhar” algumas coisas que as pessoas não querem falar. Além disso elas têm uma sensibilidade aguçada, a visão dos chacras , da aura, da luz e energia de cada um então às vezes mesmo sem falar elas sabem o que precisam e elas tentam entender com perguntas bem orientadas por esses dons desenvolvidos.

Mas entendam que só Oxalá é onipresente as entidades não. Elas permanecem com seus médiuns enquanto cumprem juntos suas missões e depois vão fazer seus trabalhos ou revezam de acordo com as necessidades deles e dos médiuns.

As entidades assumem seus médiuns quando esses vêm para a reencarnação e os acompanham durante essa passagem, mas mantém seus trabalhos em seus campos energéticos. Existem também muitas entidades e seres de luz que não estão nessa empreitada de acompanhar um médium ou que não tem a função de entidade de incorporação mas mantém seus trabalhos de ajuda aos serem encarnados e que podem precisar de passagem por médiuns capacitados e livres de vaidade para dar mensagens ou realizar trabalhos.

A Terra é um dos campos energéticos e uma escola que abriga de todos os tipos de seres de diferentes energias e graus de evolução. Mas além dela existem muitos outros, então a ajuda e os trabalhos vão além da Terra, para os diferentes campos com diferentes necessidades.

Por fim, entidades não precisam provar nada a ninguém pois elas já conquistaram uma evolução onde podem ajudar outros sem vaidade e com a humildade de eternos aprendizes e não de quem já sabe tudo. Quem consegue entender que mudar nossa vida e nossa energia é função nossa e que,  graças a Oxalá, podemos contar com ajuda, poderá aproveitar ainda mais a energia e as palavras de uma entidade de luz ao invés de tentar provocá-las para ver até onde elas conseguem adivinhar.

Portanto quando pisarem no terreiro procurem primeiro saber com quem falam e respeitem quem pode chegar onde eles chegaram.

 

Texto escrito por Renata G Costa Moreno.

Trecho da Música Moleque Atrevido (Compositor: (Jorge Aragão / Flávio Cardoso / Paulinho Rezende) )