• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

2019 Ano de Ogum

Oxalá é a sabedoria... Xangô é a consciência, é a tradução da sabedoria de Oxalá para nosso conhecimento... E Ogum é a ação, colocar em prática a sabedoria de Oxalá uma vez que ela seja consciente.

 

Após o ano regido por Xangô, que trouxe à luz tantos conhecimentos e a consciência do certo e da coletividade, após expor tantos atos contrários à evolução e criar uma revolta coletiva e a reflexão do que realmente queremos para nós e para nosso mundo é a vez de Ogum trazer sua força de ação, de nos impulsionar a colocar em prática tudo aquilo que aprendemos nesses anos que passaram e de buscarmos nossa felicidade e evolução.

É hora de deixarmos de ser vítimas, e passarmos a ser nossos comandantes, donos de nossos destinos. Mas a ação justa e consciente de nossas limitações e do espaço alheio, com respeito a nós mesmos e ao outro.

Uma ação em pró do bem individual e coletivo também. Nada é mais gratificante do que poder ajudar um irmão, é o que dá sentido à nossa missão em terra e que nos dá satisfação pessoal. Mas para ajudar o próximo, temos que primeiro estar bem conosco, antes de colocar a máscara de oxigênio em outra pessoa em um acidente de avião, é necessário colocar a nossa primeiro, senão não ajudaremos ninguém.

Portanto o primeiro passo da ação, é o autoconhecimento e autoavaliação para iniciarmos nos ajudando, agindo da melhor maneira para atingirmos nosso bem estar.Ninguém melhor que Ogum para nos auxiliar nesse caminho, ele que vive em cada um de nós, dando força e armas pra prosseguirmos e perseverarmos. E depois desse bem estar pessoal, podemos agir em pró da nossa sociedade, daqueles que mais precisam e de todos a nossa volta.

Podemos começar com uma atitude mais positiva em nossas vidas, sendo gratos pelo que somos e temos, parando de reclamar de tudo, já que estamos exatamente onde escolhemos estar, se não consciente mas inconscientemente, e tratando melhor aqueles a nossa volta.

Chegamos na data limite segundo Chico Xavier pra mostrarmos nossa evolução e capacidade de benevolência para os irmãos de outros planos, e os Orixás se organizaram para nos ajudarem nessa missão, portanto vamos fazer nossa parte.

Sejamos benevolentes com nosso corpo e espírito e tratemos com amor e paciência nossos irmãos. Nesse ano, ao invés de continuarmos em busca de nossa felicidade como se fôssemos encontrá-la nos esperando em algum lugar, vamos construir nossa felicidade, com o suor da ação e acumulando aprendizado.