EXU MIRIM
Também atuando na Esquerda estão os Exus Mirins, Entidades que se apresentam travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas, algumas linhas de pensamentos as consideram crianças, porém importante frisar que apesar de gostarem de brincar e de ficarem no chão, elas não são crianças, para quem tem clarividência pode enxergá-los como pigmeus, pois possuem uma estatura mais baixa. Alguns dos espíritos que trabalham na Linha de Exu Mirim podem ter tido alguma encarnação, porém em sua maioria, assim como os Erês, são seres encantados (seres naturais regidos pelas energias da natureza – ar, terra, fogo, água e etc.), vivem em realidade muito diferente da nossa.
Manifestam o magnetismo puro do Orixá Exu, são muito sábios, rastreariam energias e conseguem acessar lugares que muitas vezes as outras Entidades não conseguem. Possuem grande poder de magia, conseguem dissolver e descomplicar aquilo que está insolúvel ou extremamente complicado. Possuem o poder de ativar o potencial em nós, de despertar aquilo que está perdido e as características de que necessitamos, ou mesmo adormecer aquilo que não precisamos mais dentro de nós. Desvencilham e desenrolam as situações que bloqueiam o andamento de nossas vidas.
Essas Entidades têm grande poder em desfazer feitiços, em trazer de volta o equilíbrio aos humanos em sofrimento e também realizam trabalhos de limpeza astral e cura. Conseguem revelar e desmanchar trabalhos de magia ou de forças negativas que estão ocultos. Trabalham em parceria com os Exus e Pombas Giras.
Elementos que compõem a oferenda
Doces de chocolate, brigadeiro, refrigerante, pinga