Ritual do funeral
A morte para a Umbanda não é o fim é apenas término de um ciclo que se fecha em nossa passageira vida encarnada. Por isso nosso apego e valorização pela vida, nossos comportamentos e atitudes durante nossa passagem determinarão o lugar que iremos ocupar no plano Espiritual após a morte do corpo físico.
Tudo o que plantamos aqui no plano físico será relevante para nossa nova morada nas diferentes dimensões espirituais que existem no plano astral, ou seja, morremos para passarmos para o plano astral.
O Orixá Omulu, senhor da vida e da morte é a divindade que representa esta passagem na umbanda. Mas não só nos momentos da passagem do plano físico para o espiritual, mas também nos fins de ciclos que a vida nos impõe ou provocamos, como o fim de um relacionamento, trabalho, mudança de moradia, fins de amizade, entre outros.
Existe um ritual de cerimônia fúnebre na Umbanda para garantir que o Espírito do desencarnado vá iluminado e sem interferências de Espíritos negativos e vingadores.
Ritual funerário
Para um verdadeiro umbandista não é um momento de tristeza, pois o retorno a Espiritualidade fora das influências e ilusões terrenas fará com que um dia possa retornar consciente e mais evoluído com todo o aprendizado que a doutrina lhe proporcionou durante seu período encarnado.