Preto Velho

Home Preto Velho

Preto Velho

Os Pretos Velhos são Entidades que possuem como características mais marcantes a humildade, a simplicidade, o perdão, a resignação e, principalmente a fé e o amor. São Entidades de muita sabedoria, adquirida pela vivência, consequência de experiências de vida. São espíritos que cresceram com o sofrimento e aprenderam a perdoar; hoje representam o símbolo do perdão, da força e da capacidade de resistir e superar os obstáculos da vida. Conhecedores das fragilidades e falhas humanas combatem a vaidade, a arrogância e o orgulho, despertando a bondade, a paz, e o melhor em cada um de nós.

Representam essa sabedoria do velho, do ancião, simples e sábio que nos ensina a nunca perdermos a fé e a esperança em encontrarmos a nossa felicidade, mesmo diante da maior dificuldade.

O Grau Preto Velho encontra-se no quarto nível de evolução e é sustentado por Obaluaê e Nanã Buruquê. Porém, assim como qualquer outra Entidade, apesar da sustentação por Orixás específicos, podem trabalhar na regência de outros Orixás. Entretanto, em sua essência trarão as características de Obaluaê e Nanã, ou seja, a sabedoria, a maturidade, a transmutação e a cura e equilíbrio da alma. Sua energia é calma, serena e Suas palavras nos abraçam e nos acolhem, sempre com um conselho para nos dar, são pacientes e amorosos.

Possuem como arquétipo o simbolismo do ex-escravo, catequizado, pois em seu discurso trazem o sincretismo com os Santos Católicos. Nem todos foram escravos e negros em sua encarnação na Terra, mas utilizam dessa aparência e manifestação para incorporarem nessa linha específica de trabalho.

Ensinam-nos através do cuidado, do acolhimento e da inspiração, a sermos simples de coração e a nunca julgarmos o outro, pois cada um tem o seu tempo de evolução. Também nos ensinam a transcender os nossos traumas e a nos libertar de nossas amarras pessoais.

São ótimos benzedores e curadores das mazelas do espírito. Podem fazer uso de ervas e mandingas para alcançar a cura de nossos males.

Elementos que compõem a oferenda

Fita branca e preta, 07 velas branca-preta, pemba branca, café, vinho tinto licoroso, copo de vidro caneca ágta branca para o café alguidá para comida, frango frito, feijoada, bolinhos salgados, bolinho de chuva, bolo de fubá, arroz-doce, doces diversos como de abóbora, de coco, de milho, milho cozido, flores do campo.